22/01/2021

Mito: gatos bebem leite

Ao longo do tempo e da história, vários são os “factos” sobre gatos que fazem parte do nosso imaginário, mas que não passam disso mesmo – mitos e lendas. Que os gatos podem beber leite de vaca é um deles…

Os gatos, como qualquer mamífero, nascem com a enzima necessária para digerir a lactose presente no leite da mãe. No entanto, à medida que vão crescendo, produzem cada vez menos quantidade dessa enzima, o que os pode tornar intolerantes à lactose. Nestes casos, beber leite pode levar a problemas gastrointestinais, como dores de estômago, diarreia, vómitos, perda de apetite e de peso, dôr e desconforto abdominal, e causar mudanças de comportamento, como aumento de comichões.

Se o seu peludo toda a vida consumiu leite de vaca regularmente, muito provavelmente mantém uma capacidade razoável de digerir a lactose, não provocando problemas de maior. No entanto, ainda assim, a maioria dos veterinários recomenda outros tipos de leite – por ex. sem lactose – dado que o leite de vaca não tem grande valor nutricional para os gatos.

Assine a nossa newsletter

Não perca os nossos artigos, promoções e novidades

    Artigos Relacionados