15/01/2021

O que é uma dieta natural para cães?

Início/Artigos/Dra. Olívia/O que é uma dieta natural para cães?

Uma dieta natural para cães: como se define, porque é tão importante e que benefícios tem para o seu cão é explicado no artigo abaixo.

Comida saudável e natural para cães: é isso que importa

cão saudavel sentado, quatro

Os cães são omnivoros. Isto significa que os seus alimentos devem consistir numa grande proporção de gorduras e proteínas animais, que é o melhor para a sua digestão. Mas além disso, o seu cão também precisa de nutrição vegetal na comida, para lhe fornecer hidratos de carbono e micronutrientes suficientes na forma de vitaminas e minerais.

Ao contrário do que se pensa, o cão consegue digerir bem os hidratos de carbono ricos em amido (como batata doce ou ervilhas), desde que seja em baixas percentagens no total da dieta. No entanto, recomenda-se evitar de todo o trigo na alimentação animal, uma vez que pode provocar alergias e intolerâncias alimentares. É preferível uma alternativa sem glúten, como o arroz.

Os benefícios da comida natural

Uma alimentação para cão completa, com uma dieta natural e saudável, além de satisfazer as necessidades do seu cão, tem uma série de efeitos positivos:

  • Mais vitalidade: Um alimento para cães que dá ao seu cão todos os nutrientes necessários, proporciona mais vitalidade. O seu cão sente-se melhor e mais apto, e também vai notar isso pelo seu comportamento.
  • Menos doença: Alimentos inferiores muitas vezes contêm poucos nutrientes, tornando o o seu cão mais susceptível a doenças.
cão com comida natural saudável de brincar
  • Menor risco de alergias: As alergias alimentares são cada vez mais comuns nos cães, pelo consumo de nutrientes desadequados à sua constituição, nomeadamente cereais.
  • Articulações saudáveis: Dependendo da raça e do tamanho, os problemas com as articulações podem, por vezes, surgir com mais frequência; pelo menos em parte isto deve-se a uma má nutrição. Uma dieta adequada é um importante contributo para a prevenção.
  • Pêlo saudável: A falta de nutrientes também pode manifestar-se sob a forma de problemas com a pele e queda de pêlo. Um alimento saudável para cães com proteínas de alta qualidade reduz significativamente este risco.
  • Viver mais tempo: Em última análise, uma comida saudável para cães garantirá que o seu cão permanece vital e raramente adoece, levando a uma vida útil mais longa e feliz!

E então, o que devemos procurar para a melhor alimentação dos nossos companheiros?

Os cães descendem de lobos, e as suas dietas incluem apenas pequenas proporções de componentes à base de plantas, que absorvem ao comer o conteúdo estomacal das suas presas. De longe, a maior proporção da sua nutrição provém da carne, miudezas e gorduras animais, pelo que o conteúdo de carne ou peixe  presente na sua alimentação deverá ser no mínimo de 70%.

Fruta e vegetais frescos como batata doce, ervilhas e cenouras, deverão providenciar os restantes 30%, evitando ao máximo cereais como trigo, milho e soja.

Óleos ómega-3 e ómega-6, e aditivos e preservativos naturais como vitamina E, complementam a lista!

Assine a nossa newsletter

Não perca os nossos artigos, promoções e novidades

    Artigos Relacionados